sexta-feira, 13 de maio de 2011

15 anos da CONAQ

Brasil, 12 de Maio de 2011.
    




                   CONAQ                  
15 anos de luta, nenhum direito a menos.

            O movimento nacional das Comunidades Quilombolas é hoje um dos mais ativos agentes do movimento negro no Brasil. Unidos pela força da identidade étnica, os quilombolas construíram e defendem um território que vive sob constante ameaça de invasão. Realidade que revela como o racismo age no país. Impede que negros e negras tenham o direito à propriedade, mesmo sendo eles os donos legítimos das terras herdadas dos seus antepassados: negros e negras que lutaram contra a escravidão e formaram territórios livres. Mas ainda hoje, os descendentes diretos de Zumbi dos Palmares, símbolo máximo da luta do povo negro por liberdade, travam no dia-a-dia um embate pelo direito a terra.
            É uma história de resistência que garantiu a continuidade de centenas de quilombos. Sem dúvida uma sobrevivência sofrida, mas com vitórias. Diante da resistência tornou-se impossível para o governo brasileiro não responder às demandas da CONAQ. Essa situação foi consolidada a partir da afirmação da ação coletiva expressa na realização dos três encontros nacional da CONAQ.  No I Encontro Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas, em novembro de 1995 com participação incondicional do movimento negro onde foi tirado como meta a criação da CONAQ um ano mais tarde em 12 de maio de 1996, em Bom Jesus da Lapa/Bahia.
Hoje estamos em 25 estados da federação, com aproximadamente cinco mil quilombos num total de aproximadamente três milhões de quilombos nos quatro cantos do Brasil.



Ao longo desses 15 anos enfrentamos desgastes, derrotas, enfrentamos ameaças de morte, perdemos companheiros e companheiras que foram tombados pelo poder do chumbo, mas continuamos firmes, resistentes e desafiados a permanecermos de pé.
Neste, 12 de maio de 2011, 15 anos depois da criação de nossa entidade maior e representativa da nossa luta é com muito orgulho que repetimos, gritamos em alto e bom som: SOMOS CONAQ TEMOS 15 ANOS DE LUTA NENHUM DIREITO A MENOS.


Nossas homenagens a alguns dos (as) guerreiros e guerreiras que contribuíram no pensamento em criar a CONAQ e assim homenageando e agradecendo a todos (as) que contribuíram e contribuem para o fortalecimento, resistência da CONAQ: Simplício Araújo, Paulo Mary, Givânia Silva, Ivo Fonseca, Hilta, Maria Rosalina, Edimilton, Magno Cruz (in memorian)  e tantos outros







Ana Maria Cruz
Ivo Fonseca da Silva
Jhonny Martins de Jesus
Maria Rosalina dos Santos
Ronaldo dos Santos
Coordenação-Executiva
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ

3 comentários:

  1. Há 15 anos as comunidades quilombolas do Brasil tem se articulado em torno da CONAQ pela conquista dos direitos humanos, principalmente, o direito aos seus territórios tradicionais historicamente ameaçados pela elite oligárquica deste País. Parabéns aos homens e às mulheres que nessa trajetória se engajaram na luta!

    André Araripe
    Centro de Cultura Luiz Freire

    ResponderExcluir
  2. Parabens a todos componentes da CONAQ nao so pela data mas, sobretudo, pela garra em protagonizar um importante momento historico, quando estabelece para todos e todas brasileiras o marco da inclusao das comunidades quilombolas no cenario da politica nacional
    Saudacoes fraternas e companheira.

    Angela Goncalves

    ResponderExcluir
  3. Parabéns CONAQ!!! Parabéns a todos nós quilombolas pelos anos de luta!!!


    Ester Fernandes de Castro

    ResponderExcluir