segunda-feira, 9 de maio de 2011

BA - Aberto ao público, encontro literário reunirá crianças quilombolas e do Candomblé






Fonte: Jornal do Brasil em 05/05/2011
Meire Cazumbá participa do Projeto Domingo na Praça, no Dique do Tororó
O Projeto Domingo na Praça realiza no próximo domingo, 8 de maio, no Dique do Tororó, das 8h às 13h, um encontro especial. Com a presença da escritora Meire Cazumbá, autora do livro Histórias de Cazumbinha, a atividade receberá crianças do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro de São Gonçalo, e da comunidade remanescentes de quilombolas, Rio das Rãs, no município de Bom Jesus da Lapa. A atriz Daniele Andrade fará uma encenação baseada no livro e o músico César Estrelado ministrará uma oficina de instrumentos musicais os pequenos leitores.
Com o objetivo de proporcionar esse encontro entre vivências distintas e, ao mesmo tempo, tão próximas, a programação especial terá como ferramenta base o livro de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas, que relata a infância de uma menina nascida em uma comunidade quilombola às margens do Rio São Francisco. A escrita de Histórias de Cazumbinha envolveu as crianças do quilombo Rio das Rãs.
A partir das histórias contadas, as autoras criaram os desenhos que ilustram a obra.
A autora - Meire Canzumbá nasceu na comunidade de Pituba, na cidade de Bom Jesus da Lapa. Aprendeu a ler aos cinco anos de idade, e sua paixão pelos livros fez com que se tornasse a escritora das cartas que os moradores analfabetos enviavam a familiares distantes.
A escritora acredita que essa interação entre as crianças é de extrema importância, pois os contos podem proporcionar a reintegração e o descobrimento de uma irmandade em Salvador. “A idéia não é segmentar. É diversificar. É mostrar às crianças que, apesar da distancia, fazem parte de uma mesma tradição, a cultura negra”, revelou Cazumbá.
Para a diretora da Biblioteca de Extensão, Gleide Machado, “será um momento de integração e de troca de experiências e conhecimentos através da leitura”, destacando que a programação é aberta ao público de todas as idades e crenças religiosas. “Esperamos que seja um dia também de homenagens, pois é o domingo em que se comemora o Dia das Mães. Aguardamos toda a família”, convida a diretora.
Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA
(71) 3116-6918/ 6919/ 6676
ascom.fpc@fpc.ba.gov.br
http://www.fpc.ba.gov.br
http://twitter.com/fpedrocalmon
www.cultura.ba.gov.br
http://plugcultura.wordpress.com


< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>
Data: 6/5/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário