sábado, 21 de maio de 2011

SE - Quilombola é agredida em Brejão dos Negros

Data: 20/5/2011

Fonte: Infonet em 17/05/2011
O fato foi registrado na manhã desta terça-feira, 17 e a deputada Ana Lúcia Menezes (PT) volta a pedir providências ao secretário de segurança pública, João Eloy
O clima é de muita tensão na Comunidade Quilombola de Brejão dos Negros, localizada no município sergipano de Brejo Grande. Na manhã desta terça-feira, dia 17, a quilombola Silvania da Silva Santos, senhora de família e mãe de cinco filhos, recebeu um soco no rosto de um jovem da região conhecido pelo apelido de Mandioca. Este rapaz é namorado da adolescente quilombola Michele. Moradores da região informam que ele trabalha e mora na propriedade da juíza Rosivan Machado.
A agressão aconteceu à beira do rio, onde a senhora Silvania lavava roupa junto a Michele e Mandioca quando comentou: “No meu tempo, o namorado ajudava a carregar a roupa”. Mandioca reagiu às palavras de Silvânia com xingamentos ofensivos. Uma moradora de Brejão dos Negros conta que, entre os palavrões, ele ainda teria chamado Silvania de ‘quilombola ladrona de terras’, antes de desferir um soco contra seu rosto.
Muito nervosa e assustada, Silvania contou com o amparo de parentes e vizinhos para denunciar o ocorrido. A população quilombola entrou em contato com a assessoria do INCRA, que encaminhou o caso para o delegado de Japoatã. Por volta do meio-dia policiais foram à região para levar a senhora Silvania ao Hospital mais próximo e registrar o Boletim de Ocorrência.
Mais segurança
A deputada Ana Lúcia (PT) participou no começo da tarde de hoje de uma reunião de urgência com o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy, e o secretário de Estado de Direitos Humanos, Iran Barbosa. Diante da violência praticada, que expressa o clima de tensão na região de Brejão dos Negros, a deputada pediu o apoio da segurança pública para evitar conflitos mais sérios. “A gente precisa reforçar a segurança na comunidade quilombola. Por conta do clima tenso que paira na região, qualquer conflito já gera violência. É preciso de uma ação que iniba mais”, alertou a deputada Ana Lúcia.
Desde o começo do conflito, a deputada está preocupada com a possibilidade das ameaças de morte se concretizarem. A presidente da Associação dos Quilombolas de Brejão dos Negros, Maria Izaltina Silva Santos, afirmou que os quilombolas da região continuam recebendo ameaças constantes, e cada vez mais violentas. “Até agora são só ameaças. Mas nós não podemos deixar que aconteça alguma coisa para pedir e cobrar providências”, avaliou a moradora.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário