sexta-feira, 20 de maio de 2011

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

Por racismoambiental, 19/05/2011 09:31
O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, inicia amanhã (19) o curso de interação dos saberes sobre história e culturas africanas e afro-brasileira. A aula inaugural vai acontecer das 14h às 18h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador. Os interessados em participar do curso devem apresentar ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 20 no local.
O curso foi solicitado por comunidades de terreiros de candomblé de Salvador, que mostraram interesse em ampliar o conhecimento sobre o continente africano, suas culturas e línguas. Outros temas também serão explorados por especialistas, como os direitos e deveres dessas comunidades e as implicações da intolerância religiosa na Bahia.
Estão sendo ofertadas 80 vagas prioritariamente para participantes de comunidades de terreiros. Pesquisadores, estudantes e interessados pelo tema também podem solicitar inscrição.
O curso, que será realizado entre os meses de maio e outubro deste ano, prevê encontros mensais, sempre às quintas-feiras, no IGHB. Literatura africana, arte e tradições afro-brasileiras são assuntos que também serão abordados durante as atividades.
As aulas serão ministradas por professores da UNEB e convidados, a exemplo da coordenadora do Ngealc, Yeda Pessoa de Castro, e da professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marli Geralda Texeira, primeira docente a lecionar a história da África no estado.
O curso de interação dos saberes sobre história e culturas africanas e afro-brasileira tem apoio do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e da Associação Beneficente Axé Abassá de Ogum.
Mais informações no site www.uneb.br.
Serviço
O que: curso de interação dos saberes sobre história e culturas africanas e afro-brasileira.
Quando: entre os meses de maio e outubro.
Onde: na sede do IGHB, na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador.
http://africas.com.br/site/index.php/archives/11850?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário