segunda-feira, 9 de maio de 2011

DF - Brasília recebe o evento cultural A Força dos Tambores Quilombolas

Data: 6/5/2011

Fonte: Assessoria de Imprensa
Nos dias quatro e cinco de maio, Brasília receberá 20 quilombolas do Maranhão para a apresentação cultural “A Força dos Tambores Quilombolas”. Serão dois dias de celebração e expressão da cultura quilombola maranhense que terão como palco o Memorial Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília. O evento cultural integra o Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, uma realização da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), da Ong portuguesa Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF),   Plataforma das Ongs de Cabo Verde e da Ong Guineense Ação para o Desenvolvimento (AD), com apoio da Universidade de Brasília (UnB). O evento faz parte das comemorações ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado em 2011.
Está prevista a realização de oficinas, incluindo uma de danças afro-brasileiras, além de performances e apresentações culturais como o Boi de Seu Teodoro e apresentações do grupo de dança formado por estudantes de Cabo Verde.
Os quilombolas farão relatos da experiência que tiveram em dezembro de 2010, ao visitarem Cabo Verde e Guiné Bissau, no âmbito do Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, financiado pela União Européia. Na Guiné Bissau conheceram o trajeto de boa parte dos negros escravizados que, no Brasil, foram fixados no Maranhão.
Programação:
04/MAIO/2011 – QUARTA-FEIRA:
10:00 – Agenda governamental  Quilombolas com representantes de Seppir, Fundação Cultural Palmares e INCRA
14:00h – Mesa de abertura - presenças de: Sr. Daniel Pereira - Embaixador de Cabo verde, Prof. Nelson Inocêncio – Neab/UnB, Prof. Gloria Moura - coordenadora projeto no Brasil e Maria José Palhano - coordenadora da ACONERUQ.
15:00 – Roda de Conversa: Quilombolas partilham com o público a experiência da viagem a Cabo Verde e Guiné-Bissau com exibição de fotos e apresentação de vídeos.
16:30 – 18:00h – Apresentações culturais – grupo de dança Morabesa (estudantes de Cabo Verde) / Quilombolas do Maranhão e Associação Brasileira de Capoeira Sol Nascente.
05/MAIO/2011 – QUINTA-FEIRA:
14:00h – 18:00h – Oficinas simultâneas:
Oficina I – “Reafirmando raízes quilombolas: relatos de experiência em Guiné Bissau e Cabo Verde” – facilitadoras: Profs. Teresa Trabulsi e Valderlene Silva.
Oficina II – “A Importância das redes sociais na articulação e mobilização social – enfoque para a luta quilombola” – facilitador: Prof. Ribamar Nascimento.
Oficina III – Danças afro-brasileiras – facilitador: Prof. Álvaro Santos
18:30h – Apresentação Cultural – grupo de dança Morabesa (estudantes de Cabo Verde) / Quilombolas do Maranhão.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário