quarta-feira, 4 de maio de 2011

PA - Iterpa devolve título à comunidade quilombola de Igarapé-Açu






Fonte: Agência Pará de Notícias em 26/04/2011
O presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Carlos Lamarão, devolveu nesta terça-feira, 26, título de reconhecimento coletivo à comunidade quilombola Nossa Senhora do Livramento, localizada no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O documento já havia sido entregue às famílias em junho do ano passado, mas precisou retornar ao órgão para a área ser arrecadada e matriculada, e posteriormente, o título definitivo ser registrado em cartório imobiliário em nome da comunidade quilombola.
Na área de quase 129 hectares moram, atualmente, 53 famílias que sobrevivem da extração de junco (capim usado para a produção de cela animal), da pesca artesanal e agricultura. O presidente da comunidade, Alzemir Trindade, conta que foram três anos de luta para conseguir a expedição do título. Estamos muitos felizes porque através do título poderemos buscar recursos para aplicar na comunidade e garantir uma melhor sobrevivência das famílias que moram na área, diz Alzemir.
De posse do título, o presidente da comunidade disse que vai atrás de parceiros para elaborar projetos voltados para a educação, saneamento, saúde e outros benefícios para os quilombolas. Dona Teresa Soares da Costa, de 48 anos, nasceu na comunidade Nossa Senhora do Livramento. Ela explica que o nome da comunidade foi escolhido porque a área serviu de refúgio para os escravos naquela época. É muito bom virar para os nossos filhos e dizer que a partir de agora a terra é nossa, que temos um documento de legitimidade da área. Estamos confiantes que a comunidade só tem a crescer. Todos estão felizes, diz Teresa. O próximo título definitivo será devolvido ao Assentamento de Sapucuá, em Oriximiná, oeste paraense.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>
Data: 29/4/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário