segunda-feira, 9 de maio de 2011

Comunidade quilombola de São Jorge no norte de São Mateus no ES completa três semanas sem água

Comunidade quilombola de São Jorge
completa três semanas sem água


Flavia Bernardes


Quarenta famílias que vivem na comunidade quilombola de São Jorge, em São Mateus, estão sofrendo com a falta de água há três semanas. Na última semana, a informação era de que a bomba que deveria abastecer a caixa d´água quebrou, mas que uma nova já havia sido prometida pelas autoridades. Entretanto, nada foi feito até o momento. Enquanto isso, além das famílias, as aulas da Escola Unidocente Municipal São Jorge também estão sendo prejudicadas.

Segundo Olinda Serafim Nascimento, que integra da Comissão Quilombola do Sapê do Norte e mora na comunidade, a bomba que abastece a caixa d´água da comunidade quebrou e o abastecimento vem sendo feito por um carro pipa uma vez por semana. Entretanto, a água não é suficiente para abastecer toda a comunidade.

“A água não é suficiente para todos. As crianças estão sendo dispensadas mais cedo x\z \ul\z  por não haver água suficiente para beber, limpar a escola e para cozinhar. Já na comunidade há uma mãe com um bebê de 20 dias que tem de escolher entre usar água para cozinhar e se manter saudável para cuidar do bebê, ou fazer a higiene do seu filho”, desabafou Olindina Nascimento.

Nem os lagos e córregos da região podem ser utilizados pelos quilombolas. Eles lembram que são prejudicados pelos plantios de eucalipto e que, nos corpos hídricos que ainda não foram completamente assoreados, a água está contaminada por agrotóxico.

A prefeitura de São Mateus e o Ministério Público Federal (MPF-ES) foram notificados pela Comissão Quilombola do Sapê do Norte, mas a única resposta partiu da primeira, que reconheceu o problema mas não informou a data em que a bomba será trocada.

Após três semanas dividindo água do caminhão pipa, Olindina explicou que a situação está caótica. “Os moradores mais necessitados estão utilizando a água de uma cratera abandonada por um empreendimento na região. A água da chuva empossou ali, sabemos que ela não é própria, mas é a única alternativa que temos”, desabafou a quilombola.

Ao todo, os quilombolas são donos de cerca de 50 mil hectares de terras no Espírito Santo, como comprovam pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A maior parte delas ocupada pela ex-Aracruz Celulose, atual Fibria, durante a ditadura militar, e localizada no Sapê do Norte, território formado pelos municípios de São Mateus e Conceição da Barra.

Com a ocupação pela transnacional e a destruição das matas na região para o plantio de eucalipto, os quilombolas vivem atualmente ilhados e necessitam do auxílio do poder público para se abastecer de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário