sábado, 21 de maio de 2011

BA - Arca das Letras entrega 38 bibliotecas rurais na Bahia

Data: 20/5/2011

Fonte: Globo Rural em 15/05/2011
O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai entregar mais 38 bibliotecas rurais para assentamentos, comunidades rurais quilombolas e ribeirinhas e aldeia indígena, no Território da Cidadania do Velho Chico, entre os dias 19 e 21 de maio. Em torno de 3,4 mil famílias vão ter acesso aos 7,6 mil livros, com 200 títulos, disponibilizados pelas bibliotecas rurais.
Os cursos de formação para os 76 agentes literários acontecem no mesmo dia. As comunidades beneficiadas com o Arca das Letras estão situadas nos municípios de Muquém de São Francisco, Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Serra Dourada. Entre os beneficiados pela ação estão 15 assentamentos, cinco comunidades quilombolas e uma indígena, a aldeia dos índios Kiriri.
O território quilombola Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa, onde residem 600 famílias, será contemplado com cinco arcas devido à extensão de suas terras e números de comunidades integrantes do território. O assentamento Vale Verde, em Sitio do Mato, com 440 famílias vai receber três bibliotecas rurais.
Incentivo à leitura
A técnica social, Edilene Fernandes, diz que o foco é o incentivo à leitura. “Os assentados têm dificuldade de acesso às bibliotecas. Percebemos ainda a falta de opção de lazer e que a leitura seria uma boa opção para as famílias”.
Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos, para pesquisa escolar.
Arca no Brasil
Desde 2003, o Arca das Letras implantou em todo o país mais de 8.4 mil bibliotecas rurais e distribuiu mais de 2 milhões de livros. A administração das bibliotecas fica por conta dos 17 mil agentes de leitura, que também criam projetos de apoio à educação e à cultura tradicional.
Arca na Bahia
Na Bahia, foram implantadas 217 bibliotecas em comunidades de 136 municípios e formados mais de 400 agentes de leitura que estão cuidando das bibliotecas e incentivando a leitura junto a mais de 38 mil famílias.
Serviço
19 de maio (quinta-feira)
Onde: Muquém de São Francisco
Local: Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães
Horário: 9h30
20 de maio (sexta-feira)
9h: Entrega da biblioteca e diplomação dos agentes de leitura
Local: Sede da EBDA em Bom Jesus da Lapa
21 de maio (sábado)
9h30: Entrega da biblioteca e diplomação dos agentes de leitura
Local: Câmara de Vereadores de Sítio do Mato


< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário