sábado, 21 de maio de 2011

MS - Coordenadora da Cppir/MS elogia projeto Casa Quilombola do governo estadual

Data: 20/5/2011

Fonte: Pantanal News em 14/05/2011
A coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, ao falar sobre a data “13 de maio” – celebração dos 123 anos da Abolição, ressaltou o empenho do governo, que através do projeto Casa Quilombola, da Secretaria Estadual de Habitação e das Cidades (Sehac) receberá o prêmio nacional Selo de Mérito 2011. A premiação tem o objetivo de estimular e difundir as experiências bem sucedidas dos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.
 “O movimento negro do Estado têm que agradecer os avanços, do governo estadual, na área da habitação, principalmente pelas 300 casas construídas dos quilombos. Neste ano era para zerar número déficit habitacional. Porém, não vai ser zerado porque nós temos que considerar que o Estado vai ter prejuízos com as chuvas”, explicou Raimunda, ao lembrar que as unidades habitacionais já foram construídas em quase todas as comunidades negras rurais quilombolas do Estado.
13 de maio
Com relação à celebração do 13 de maio, a coordenadora da Cppir/MS, disse que não há o que festejar nesta data. “A abolição não veio e nós continuamos aguardando. Sabemos de muitos casos de discriminação racial. E a gente fica muito triste com isso”, comentou Raimunda Brito, ao lembrar que o 13 de maio é uma data de celebração, revisão da História e, não uma comemoração.
Projeto
Segundo informação do secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, o Projeto Casa Quilombola consiste no atendimento da população negra em situação de vulnerabilidade social, moradores em diversas comunidades quilombolas do Estado, além de fortalecer a sua capacidade organizativa.
As obras realizadas pelo governo do Estado em parceria com a União e as prefeituras viabilizaram recursos superiores a R$ 1,9 milhão investidos na construção de 300 unidades habitacionais em 13 quilombolas localizados em 12 municípios do Estado. As moradias são de 32 metros quadrados, distribuídos em sala/cozinha, dois quartos e banheiro. O fortalecimento da organização comunitária é realizado pelo Conselho Estadual do Negro que acompanha as ações da administração estadual.
O prêmio Selo do Mérito está em sua 13ª edição e é concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Órgãos Assemelhados (ABC), em parceria com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Os projetos foram escolhidos por categoria: Nacional; Regional Regularização Fundiária/Imobiliária e Sustentabilidade.
Os projetos eleitos serão apresentados no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social de 2011 a ser realizado nos dias 1º e 2 de junho em Brasília e receberão o prêmio Selo de Mérito 2011 durante a Sessão Solene de Abertura, no dia 1º.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário