terça-feira, 19 de março de 2013

TO – Quilombolas esperam solução definitiva para melhorar estradas de acesso à localidade


Por , 19/03/2013 17:23

Para os quilombolas, uma ação paliativa teve início na semana passada
Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso (Divulgação)
Portal da Jovem
As estradas que dão acesso a Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, no município de Arraias, região Sudeste do Estado, são um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas que vivem na localidade. Do centro da cidade de Arraias até a sede são 110 quilômetros de estrada de chão, e 3h30 de viagem, entre buracos, desvios, cancelas e muitos sacolejos.
Dona Osvaldina Marques de Souza, de 58 anos, conta que o problema não para por aí; com as péssimas condições das estradas, não há muito tráfego de veículos, e o custo da passagem por pessoa é de R$ 28,00 só a ida. “É muito caro, e se precisar ir mais de uma pessoa da família? Não temos como pagar. E se a gente levar encomendas também é cobrado por isso”, desabafa.
O problema sempre esteve em foco desde o começo dos atendimentos do Núcleo de Ações Coletivas – NAC, da Defensoria Pública do Tocantins, à Comunidade, em maio de 2012, onde foi identificado o estado de vulnerabilidade e instaurado procedimento para fins de garantir os direitos da comunidade. Uma das ações realizadas em 5 de setembro no ano passado contou com a participação do secretário de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, Nilomar dos Santos Farias, que anunciou na ocasião, que em 15 dias o Governo disponibilizaria máquinas para fazer a recuperação das vias de acesso.
Passados seis meses e após três ofícios encaminhados pelo NAC à Secretária da Infraestrutura do Estado, e sem nenhuma resposta, o trabalho ainda não foi realizado, nem na Comunidade Kalunga do Mimoso, nem no local denominado “Forte”, localizado no interior da propriedade de Isaias de Paula, onde moram três famílias sem condições para o acesso de veículos. Os moradores caminham mais de um quilômetro por trilhas quando precisam escoar a produção, ou mesmo os estudantes para chegar até o ponto de ônibus escolar e o mais grave, quando precisam de atendimento médico.
Para os quilombolas, uma ação paliativa teve início na semana passada. A Prefeitura Municipal de Arraias disponibilizou uma motoniveladora que está trabalhando na estrada. Segundo o prefeito de Arraias, Cacildo Vasconcelos, esse primeiro trabalho é uma espécie de tapa buracos, por ocasião do período chuvoso, mas logo que começar a estiagem, no mês de maio, será feita uma ação mais efetiva para melhorar o acesso da comunidade a cidade.
http://www.portaldajovem.com.br/ver_noticia.asp?cod=149746&codDep=189

Nenhum comentário:

Postar um comentário