segunda-feira, 25 de março de 2013

PA - Emater ajuda quilombolas de Abaetetuba no acesso ao Minha Casa, Minha Vida Rural



Agência Pará
 
13/3/2013 O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Abaetetuba, no nordeste do estado, deve emitir, neste semestre, pelo menos 600 declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para quilombolas do município terem acesso ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que faz parte do "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal.
Outros 400 documentos e que incluem levantamento socioeconômico das famílias e coordenadas geográficas das propriedades e devem ser elaborados sobre agricultores familiares tradicionais, moradores de mais de 60 comunidades das vicinais da rodovia PA-151 e das 72 ilhas de Abaetetuba.
O trabalho da Emater nesse sentido começou em janeiro, com o apoio de associações dos próprios beneficiários, especialmente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Abaetetuba (Arquia), que representa localidades ribeirinhas (das margens dos rios Itacuruça, Arapapu, Arapapuzinho, Acaraquá e Jenipaíba) e do entorno da rodovia PA - 252.
Visitamos as comunidades e coletamos dados. Como muitos dos agricultores já são atendidos regularmente pela Emater, dele existem declarações de aptidão (daps) vigentes: fazemos essa conferência e imprimimos o extrato. As daps novas também são entregues diretamente às associações , explica o chefe do escritório local da Emater, o técnico agrícola Francisco de Assis.
 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário