segunda-feira, 25 de março de 2013

MS - Comunidade negra de São Miguel recebe patrulha mecanizada nesta sexta-feira

Agora MS
 
22/3/2013 O governador André Puccinelli, no mês de dezembro, fez a entrega de 107 patrulhas mecanizadas beneficiando assentamentos e também quatro comunidades negras de Mato Grosso do Sul. Uma das comunidades beneficiadas com o maquinário foram os quilombolas da Colônia São Miguel, localizada no município de Maracaju, onde nesta sexta-feira (22), às 10 horas, ocorrerá a entrega definitiva da nova patrulha mecanizada, do convênio com governo do Estado.
Durante a solenidade também haverá uma apresentação, pela comunidade negra, do trabalho “Produto da Terra”, com a mostra de produtos que foram produzidos nas terras dos quilombolas. Uma realização da Associação da Comunidade Negra Remanescentes de Quilombos São Miguel (Anerqsam), o Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (Iccab) e a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), com o apoio do governo estadual.
A coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, informa que atualmente totalizam 21 comunidades quilombolas em Mato Grosso do Sul, que foram reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. Segundo ela, o governo do Estado tem se sensibilizado e apoiado os programas e projetos voltados para as comunidades negras, como entregas de casas e de patrulhas mecanizadas.
“Esse maquinário vem em boa hora, para que eles (quilombolas) possam trabalhar na terra que já é deles. Eu fico muito feliz com uma ação como esta”, disse Brito, ao informar que a Comunidade Quilombola São Miguel, em junho de 2012, também recebeu da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso do Sul (Incra/MS) o título, em definitivo, de propriedade da terra onde vive. “A gente tem que fazer com que a população negra continue sendo valorizada nessa linha de sucesso e progresso”, afirmou a coordenadora da Cppir/MS.
Aumento da produção
O presidente da Comunidade Remanescente de Quilombos “Colônia São Miguel”, Jorge Henrique Gonçalves Flores, explicou que com a nova patrulha, a meta é aumentar em 50% a produção, com o plantio de arroz, feijão, milho, mandioca e hortaliças, visando um lucro de 70%. “Foi um passo importante conseguirmos o novo maquinário. Agradecemos o empenho do governador e de sua equipe, em nos apoiar, por meio da Agraer. Vamos mostrar que, com a patrulha mecanizada, é possível trabalhar e agregar valores”, disse Jorge.
Segundo o ele, atualmente a Anerqsam é formada por 39 associados. “Estamos agregando um grupo de dez famílias para trabalharmos no plantio de arroz, feijão e mandioca, numa área de 250 hectares de terras”, informou Jorge Henrique, lembrando que, esses produtores rurais já trabalham na produção de apicultura [com a produção de aproximadamente 80 caixas de mel], no local. Eles também atuam na área da pecuária, na criação de gados e carneiros. “Nossa meta é investir na produção de leite, por meio do projeto Balde Cheio junto à Agraer”, informou Jorge.
Curso aos quilombolas
Já o presidente do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira, Antônio Borges dos Santos, também secretário executivo da Conerq/MS, lembrou que no início deste ano os quilombolas que foram contemplados com os novos maquinários receberam o curso de capacitação e manutenção técnica de patrulhas mecanizadas realizado em parceria da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a empresa MS Equipamentos.
O curso foi direcionado aos operadores das quatro comunidades quilombolas (Furnas do Dionísio, Colônia São Miguel, Santa Tereza e Furnas de Boa Sorte), beneficiadas com as novas patrulhas entregues no dia 14 de dezembro de 2012, pelo governador André Puccinelli. A realização do curso foi para a instrução dos trabalhadores das comunidades, sendo abordada a manutenção preventiva e segurança durante a operação do equipamento.
Entrega das patrulhas
A entrega das patrulhas faz parte do projeto Assentamento Produtivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). O objetivo é promover o aumento da produção e da produtividade nos projetos de assentamentos e comunidades negras rurais de Mato Grosso do Sul através da Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e do fornecimento de patrulhas mecanizadas para o preparo do solo, plantio, tratos culturais das culturas agrícolas e transporte dos insumos e produtos agropecuários.
Regularização fundiária
O processo de regularização fundiária da comunidade São Miguel teve impulso com a emissão do decreto presidencial, em 20 de novembro de 2009, que declarava o território quilombola área de interesse social, portanto passível de desapropriação. A área que foi adquirida pelo Incra  mede  333 hectares, e o seu custo foi de R$ 1.896.863,60.  A área total de São Miguel passou a ser de 420,68 hectares e  abriga 36 famílias quilombolas, com mais de 400 pessoas ao todo.
Histórico
A comunidade São Miguel teve seu começo na primeira década do século XX, com o casamento dos negros descendentes de escravos Manoel Lourenço Gonçalves e dona Joaquina Gonçalves de Souza, que vieram para a região de Maracaju, estabelecendo-se na divisa desse município com Nioaque. Em 1941, eles regularizaram a posse da terra que hoje ocupam.  Em 31 de março de 2006, vó Joaquina, como era conhecida a fundadora da comunidade, faleceu com 109 anos. A comunidade chama-se São Miguel em homenagem à imagem do santo que segundo contam, era toda de ouro e teria sido enterrada na fazenda. Até hoje ninguém a encontrou, mas continuam procurando.
O evento conta com a presença da coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Raimunda Luzia de Brito, da representante da Unidade Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Étnico Social, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Lecir Marques Machado, do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, do prefeito municipal de Maracaju, Maurílio Ferreira Azambuja, do presidente da Câmara Municipal, Edio Antônio Resende de Castro e do Engenheiro Agrônomo Talis Lima Alves, da gerência regional da Agraer de Maracaju e demais autoridades da região.
Serviço
A cerimônia de entrega da nova patrulha mecanizada será na Colônia São Miguel, no centro social da chácara Santa Fé – zona rural (estrada velha), a 86 quilômetros do município de Maracaju (MS).
 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário