sexta-feira, 19 de abril de 2013

RS - SDR firma parceria com Associação Quilombola de Nova Palma


Ascom/SDR
 
15/4/2013
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, autorizou a elaboração do projeto de R$ 75 mil para as ações da Associação Quilombola Vovó Izabel, no município de Nova Palma. Os recursos são oriundos do Programa de Fortalecimento Socioeconômico de Comunidades Quilombolas, desenvolvido pela SDR. Joel dos Santos, coordenador da divisão Quilombola do Departamento de Aquicultura, Pesca, Quilombolas e Indígenas (DPAQUI/SDR) esteve presente no encontro, onde foi recebido pelo prefeito Adroaldo José Santi.
Em reunião realizada na prefeitura de Nova Palma, na sexta-feira (12), ficou acertado o apoio da Prefeitura nas ações na Comunidade a respeito de habitação, unidade de panificação, perfuração de poço artesiano e melhoria na rede de abastecimento de água. De acordo com Joel dos Santos, a unidade de panificação será incluída no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das linhas de ação da Secretaria. Estão previstas outras ações, como a ampliação da produção de hortaliças e a criação de unidade de artesanato.
Poços Artesianos
A necessidade de maior abastecimento de água para as famílias quilombolas também foi discutida na reunião. De acordo com o diretor do DPAQUI/SDR, detalhes para a perfuração de poços foram acertados. “Firmamos parceria com a prefeitura de Nova Palma para a cedência de maquinário e logística, justamente para auxiliar as ações do nosso departamento de Infraestrutura e usos de água (DINFRA/SDR)”.
O prefeito Santi solicitou apoio da secretaria para outras atividades do município no âmbito do desenvolvimento rural. As demandas serão analisadas de acordo com os projetos realizados pelo Estado.
Ainda estiveram presentes na reunião, o vice-prefeito Adalberto Piovesan, o secretário municipal de Agricultura, Tiago Facco, o coordenador regional da SDR Centro, Alcione Claro, e equipe de escritório municipal da Emater/RS-Ascar.
 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário