sexta-feira, 19 de abril de 2013

Encontro no Ceará enfoca raízes indígenas e negras da América Latina

Por , 19/04/2013 11:26


 

Agência da Boa Notícia – Com o tema “Las vozes de las raizes – Uma jornada de tecedura e nutrição”, a ONG Pachamama realizará o II Encontro de la Nación Pachamama e o X Inti Raymi (Festa do Sol), nos dias 7, 8 e 9 de junho deste ano, na Pousada Ocas do Índio, em Beberibe (CE). Os dois eventos  vão enfocar “as raízes indígenas e negras da América Latina  e suas contribuições para a preservação e cuidados com Pachamama, a Mãe Terra, e a expansão da consciência”, informam os organizadores. As inscrições já estão abertas.
Um dos convidados para o encontro é o sociólogo e professor africano  Malomalo Basilele. Ele fará palestra sobre “Ubuntu”, termo que  significa  “sou quem sou porque somos todos nós”. A expressão de origem africana está relacionada com “a noção de comunidade, solidariedade, gentileza, respeito, tolerância e pertencimento, de ser capaz de dar um passo a mais pelo bem dos outros. São sentimentos e comportamentos que correspondem a viver na Nação Pachamama.”
No encontro serão apresentadas também experiências das comunidades campesinas espirituais do Movimento Mística Andina, orientações de alimentação saudável e de vida mais conectada com os ritmos da Mãe Terra (Pachamama).  A Comissão Organizadora acrescenta que do programa contam expressões da  cultura indígena, danças, manifestações artísticas, “formando uma  tecedura nutritiva  que dá continuidade ao marco  de nascimento da Nação Pachamama, ocorrido no ano passado, na Pousada Ocas do Índio, reunindo representantes das tradições andinas (Peru e Bolívia) e  dos Himalayas (Índia).”
O X Inty Raymi (Festa do Sol) será no último dia do encontro (9). “Trata-se de evento inspirado na celebração do Sol feita pelos antigos incas, na época do solstício, no mês de junho, e que está sendo resgatada nos dias atuais em vários locais da América Latina.”
Informações sobre inscrições podem ser obtidas no blog nacionpachamama.blog.com  e pelo  e-mail nacionpachamama@yahoo.com.br.
-
Compartilhada por Janete Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário