quinta-feira, 11 de abril de 2013

Representantes da Setas visitam Furnas de Boa Sorte

 
10/4/2013 A comunidade quilombola de Furnas de Boa Sorte, compreendida na região do município de Corguinho, distante 120 quilômetros da Capital, recebeu na última sexta-feira (5) a visita da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, com demais representantes do governo do Estado.

Com o intuito de verificar a realidade da comunidade in loco, Tania Garib esteve acompanhada da coordenadora de Proteção Social Básica, Marcia Teresinha Ratti, da gestora de ação social da unidade de Prevenção e Combate à Discriminação, Lecir Marques Machado, e da coordenadora de Trabalho e Renda da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Larissa Orro. Também estiverem presentes a coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Raimunda Luzia de Brito, representante da Agraer, e do Instituto Casa da Cultura Afro-Brasileira (Iccab), e também técnicos da prefeitura municipal de Corguinho.

A secretária Tania Garib conversou com as famílias da comunidade, e também ouviu suas sugestões para implantação de melhorias em Furnas de Boa Sorte. Visando a um desenvolvimento social e econômico, a secretária da Setas explanou aos moradores possibilidades para a região através da produção de, por exemplo, artesanatos, novas formas de aproveitamento da terra e fomento das riquezas naturais à disposição, resultando assim na ampliação da geração de renda. “Vocês aqui têm uma grande oportunidade de desenvolvimento e estamos aqui para isso, para ajudar vocês, para pensarmos em conjunto nas formas que o governo do Estado possa colaborar para que a região progrida ainda mais”, afirmou.

Tania Garib ainda enalteceu a força da união no desenvolvimento dos projetos. “Sempre que vocês pensarem em conjunto, em prol de todos, vocês serão capazes de ir muito além. Mulheres, homens, jovens e adultos podem, cada um à sua maneira, colaborar para o desenvolvimento desta comunidade, desenvolvendo suas habilidades para o progresso de todos”. A secretária ainda colocou toda a equipe da Setas à disposição da comunidade, para sanar dúvidas e prestar apoio nas ações desenvolvidas.

Furnas de Boa Sorte

Localizada na região que compreende o município de Corguinho, Furnas de Boa Sorte é atualmente a junção de quatro comunidades remanescentes do quilombo, sendo elas São Sebastião, Carrapatinho, Caridade e Boa Sorte. Aproximadamente vivem hoje na região 50 famílias, sendo quase 400 pessoas, entre adultos e crianças, em uma área de mais de 1,4 mil hectares.

Organizada em forma de associação, presidida atualmente por Carlito Maciel, a comunidade conta com certa infraestrutura básica, como energia elétrica, poços artesianos que levam água encanada para as casas, e antenas que possibilitam a comunicação via celular e também conta com escola municipal até o 5º ano do ensino fundamental.

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário