domingo, 12 de junho de 2011

Tributo para Abdias na Serra da Barriga, em Alagoas.

Arísia Barros
  
Abdias do Nascimento foi o maior líder negro do século XX e como tal merece reverências e honras de estado.
Abdias morreu aos 97 anos e redesenhou  nos caminhos de tantos e muitos a trilha do auto- reconhecimento e da mudança de paradigma; o povo negro como agente político de sua história.
Liberdade!
Segundo o jornalista Bruce Weber New York Times, o mais importante jornal norte-americano:?Abdias Nascimento não teve medo de falar para as pessoas que a democracia racial era um mito. E disse isso por 60 anos?, afirma Telles, acrescentando que Abdias se tornou uma lenda.
O Senado do Estado do Texas, na sessão realizada no dia 27 de maio passado, aprovou a Resolução n.º 1220 em memória de Abdias, em que lembra as honrarias e prêmios recebidos pelo líder negro nos EUA, onde esteve exilado durante a ditadura militar brasileira.
A revista do Instituto de Educação e Pesquisa Martin Luther King Jr, da prestigiada Universidade de Stanford, EUA, noticia na sua edição online (http://mlk-kpp01.stanford.edu/index.php) de 1º de junho a morte de Abdias do Nascimento. 
"Não houve brasileiro mais importante que Nascimento desde a abolição da escravidão em 1888. Para os americanos o compreenderem e a sua contribuição, você teria que dizer que ele foi um pouco de Marcus Garvey, um pouco de W.E.B. DuBois, um pouco de Langston Hughes e um pouco de Adam Clayton Powel", diz Ollie A. Johnson, professora de Estudos Africanos da Universidade do Estado de Wayne.
Em África o  principal diário angolano, o matutino estatal Jornal de Angola, noticiou a morte de Abdias, destacando a sua vida como dramaturgo e político.
E na pequena Africa chamada Alagoas segmentos sociais reunidos, dentre eles o Projeto Raízes de Áfricas, reafirmando a extraordinária importância do professor, político, artista, articulador, visionário, e, acima de tudo, ativista pela liberdade incondicional do povo negro promoverá, em 07 de julho, ?Dia Nacional de Luta contra o Racismo?, a celebração de Ato interreligioso no alto da Serra da Barriga, em Palmares, como tributo especial a Abdias Nascimento.
A cerimônia contará com a presença de Elisa Larkin Nascimento, esposa de Abdias Nascimento e coordenadora do  Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros-IPEAFRO/Rio de Janeiro, o professor doutor Roberto Borges,da Associação  Brasileira de Pesquisadores Negros e de Hilton Cobra, coordenador do Fórum Nacional de Performance Negra, que terão reunião preparatória  com os segmentos locais para a organização do  translado das cinzas de Abdias, para Serra da Barriga, no mês de novembro.
Segundo o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva:  ?Abdias Nascimento foi um lutador brilhante e incansável contra o racismo e por um Brasil melhor. Militante político, jornalista, professor, intelectual e artista, sua coragem e inteligência na defesa dos direitos e da auto-estima dos afro-brasileiros são um exemplo e motivo de orgulho para todos nós?.
Era o desejo de Abdias Nascimento,guerreiro contemporâneo do povo brasileiro, ser cremado e que as cinzas fossem levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares.
?Asé? ou  assim seja!



Nenhum comentário:

Postar um comentário