sábado, 25 de junho de 2011

Seminário “Ìgbà-Igualdade Racial é Para Valer?”, em Palmares, celebra Abdias Nascimento.

Arísia Barros

Acontece nos dias 07 e 08 de julho, no município de União dos Palmares, Alagoas o “Ìgbà- IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer?" tendo como um dos objetivos prestar homenagem a luta e memória de Abdias Nascimento considerado um dos maiores intelectuais do Movimento Negro Brasileiro, doutor honoris causa pelas Universidades de Brasília, do Rio de Janeiro, da Bahia , professor na Universidade de Nova York",ex-deputado federal e ex-senador da República, como também estimular a participação social compromissada com o entendimento de que o desenvolvimento sustentável do Brasil transita pelo pressuposto da legitimação de que a equidade humana exige igualdade racial, o respeito as diferenças.
Organizado pelo Projeto Raízes de Áfricas em parceria com o IPEAFRO, prefeitura de União dos Palmares (Secretaria de Turismo), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado, da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Instituto Magna Mater, Secretaria de Cultura de Maceió, Escritório da Fundação Palmares, em Alagoas, Polícia Civil, Sindicato dos Jornalistas do estado de Alagoas e parcerias individuais.
 O Seminário também evidencia o 07 de julho como Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, instituído em 1978.
Programação
A programação do “Ìgbà-IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer?, que terá início na sexta-feira,07 de julho- Dia Nacional de Luta contra o Racismo foi dividida em dois dias.
Dia 07 de julho- Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, no alto da Serra da Barriga, palco da resistência negra brasileira, onde foi criada a primeira república negra do Brasil, o Quilombo dos Palmares teremos a realização de um ato interreligioso e momentos de homenagens a memória e luta de Abdias Nascimento, com a presença de Elisa Larkin Nascimento,esposa de Abdias e coordenadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros-IPEAFRO, do Presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo,Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares,Coordenação Nacional de Articulação das Comunidade Negras, Rurais e Quilombolas, dentre outras representações locais e nacionais, e a tarde do mesmo dia Elisa Larkin Nascimento e segmentos locais e nacionais presentes terão como pauta a elaboração de um cronograma com ações e metas para o planejamento do 13 de dezembro quando as cinzas de Abdias Nascimento serão depositadas, oficialmente na Serra da Barriga.
Segundo Elisa Larkin: “A família de Abdias Nascimento e o IPEAFRO, instituição que ele criou, marcaram o dia 13 de novembro para realizar o desejo dele, expresso em vida, de suas cinzas serem levadas à Serra da Barriga, local histórico da construção da vida em liberdade dos africanos e seus descendentes no Brasil e nas Américas.
Pessoas representativas de todos os setores do movimento social negro e de outras instâncias da sociedade civil manifestaram o desejo de participar desse momento de depósito dos restos mortais de Abdias na Serra da Barriga. Nosso desejo é acolher essas sugestões”.
O segundo dia do Seminário será reservado para as exposições e palestras sobre políticas públicas visando fazer valer a igualdade racial.
A primeira exposição será realizada por Leonor Franco de Araújo, gerente de programas da Secretaria de Políticas para as Comunidades Tradicionais/SEPPIR, com o tema “O Programa Brasil Quilombola como política promotora do
desenvolvimento sustentável”, após teremos a palestra:“A Lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro”, com as professoras doutoras Júlia Sara Accioly Quirino, Universidade Estadual de Alagoas e Nanci Helena Rebouças Franco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O encontro marcará ainda a apresentação do “Diagnóstico para o Desenvolvimento Sustentável dos Remanescentes Quilombolas, em Alagoas”, por representante da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
O estado de Pernambuco participará do “Ígbà” falando da conquista de implementação do Projeto de Turismo Étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros e Quilombolas.
Lançado pelo Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o projeto tem como foco desenvolver de maneira sustentável o turismo étnico no estado de Pernambuco. Aproximadamente 75 terreiros e 20 comunidades quilombolas serão incluídos nesse projeto no Estado.
O seminário será encerrado com uma Roda de Conversa.
Mais informações:
Para solicitar inscrição envie um e-mail para raizesdeafricas@gmail.com
(82)8827-3656/3231-4201
Certificação: 20 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário