quinta-feira, 30 de junho de 2011

PCJ assina termo de despoluição do Ribeirão Quilombo

Por racismoambiental, 30/06/2011 15:20
Além do Quilombo, o Rio Piracicaba deverá atingir o nível dois de poluição no período
O PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari) definiu ontem que o Ribeirão Quilombo – que corta os municípios de Americana, Sumaré e Nova Odessa – deverá passar do nível quatro de poluição para o três em um prazo de 24 anos. A assinatura do compromisso aconteceu durante reunião do comitê realizada em Piracicaba, ocasião em que o PCJ assinou o compromisso em cumprir as metas de atuação até 2035. Além do Quilombo, o Rio Piracicaba deverá atingir o nível dois de poluição no período. As metas fazem parte da readequação hidrográfica discutida pelo comitê há meses.
Segundo o secretário de meio ambiente de Americana, Jonas Santarosa, que participou da reunião, hoje o Quilombo está acima do nível quatro, ou seja, com alto grau de poluição. “A meta é importante já que houve uma melhora na qualidade da água dos rios. Contudo, o Quilombo ainda sofre muito com o despejo desenfreado de agentes poluidores. Todo o orçamento do PCJ será usado neste plano de readequação, o qual tem o objetivo de melhorar não apenas os rios, mas também as nascentes da região”, explicou Santarosa. 
O secretário informou que apresentou um ofício, assinado por ele e pelo prefeito de Americana, Diego De Nadai (PSDB), requisitando que até 2035 o Quilombo atinja o nível dois de poluição, entretanto, o ofício foi negado pela câmara do PCJ. “Queríamos nos comprometer a atingir essa meta ainda maior, mas a Câmara entendeu que seria muito difícil as empresas cumprirem readequações drásticas neste período. No entender deles, existiria a necessidade de investimento pesado por parte dos empresários”, afirmou o secretário.
Santarosa disse ainda que as metas são um compromisso firmado entre o PCJ e os municípios. “Quem define a distribuição da arrecadação anual é o próprio comitê. Agora, cabe aos prefeitos executarem o que ficou definido durante as reuniões do comitê”, relatou. O secretário informou que representou o prefeito no evento. Diego é vice-presidente do comitê.

http://www.oliberalnet.com.br/noticia/D7412FF6980pcj_assina_termo_de_despoluicao_do_ribeirao_quilombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário