segunda-feira, 6 de junho de 2011

MA: Bispos defendem manifestação Quilombola

Por racismoambiental, 06/06/2011 14:59
 
Diante de uma violência que assume proporções sérias e graves com o registro de assassinatos e outras tentativas de extermínios e a indignação pela impunidade aos criminosos, quilombolas de vários municípios maranhenses decidiram acampar em frente ao Tribunal de Justiça do Estado. O protesto é marcado por cartazes e ao som do tambor de crioula como o grito de um basta de violência no meio rural.
Um assassinato e outras tentativas contra famílias do quilombo Charco, no município de São Vicente de Ferrer, acabaram por proporcionar a organização e manifestação. As lideranças destacam que os conflitos hoje existentes no Maranhão são decorrentes da falta de uma política efetiva e responsável para a regularização fundiária no Estado. A ausência dela contribui para o favorecimento de grileiros, fazendeiros e empresas do agronegócio, com a utilização, muitas das vezes até da Polícia Militar para perseguir, expulsar e matar os posseiros com mais de um século nas áreas, registram agentes da Comissão Pastoral da Terra, salientando que todos buscam uma justiça efetiva. Para Dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana e ex-coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra, não se pode ficar calado diante de tanta violência.
O momento exige um posicionamento responsável e objetivo das instituições e dos poderes constituídos. O Governo do Estado, a Assembléia Legislativa do Estado e o Tribunal de Justiça devem tomar decisões urgentes para os problemas, antes que outras mortes se registrem. A vida é um Dom de Deus e ninguém pode banalizá-la, diz Dom Xavier Gilles . Dom Enemezio Lazzaris, bispo da Diocese de Balsas tem manifestado a sua missão profética com denuncias de violência no cerrado da região Sul do Estado, destacando os desmatamentos e outras praticas criminosas destruidoras do meio ambiente.


Por: Aldir Dantas
http://blog.oquartopoder.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário