segunda-feira, 13 de junho de 2011

Gestores africanos em educação e saúde visitam escolas públicas do DF

Por racismoambiental, 13/06/2011 11:08
Objetivo é conhecer os programas voltados para saúde e prevenção aplicados nas instituições educacionais

Se encontram em Brasília desde segunda-feira (6), delegações de dois paises africanos, Zâmbia e Tânzania,   com o objetivo de conhecer os programas de saúde e prevenção aplicados nas escolas da rede pública pela Secretaria de Educação. O motivo da visita são os resultados satisfatórios que o Brasil tem apresentado nos últimos anos na prevenção de doenças, como a Aids (SIDA/ Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) e hepatites, além da forma de se discutir assuntos pertinentes a sexualidade.  O Ministério da Saúde recebeu o grupo e tem acompanhado suas atividades na Capital Federal. A SEDF foi convidada por meio da Gerência de Saúde Escolar a participar dessa iniciativa.
O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do Governo Federal, à qual o GDF aderiu em 2009, por meio da integração entre as Secretarias de Educação e de Saúde, realiza ações voltadas para promoção, prevenção e asistência à saúde dos alunos da Educação Básica da Rede Publica de Ensino, buscando contribuir, desta forma, para melhoria de seu desempenho escolar.
De acordo com a gerente da GSE, Nádia Macedo, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas tem o intuito de oferecer aos gestores africanos uma compreensão abrangente das ações sobre sexualidade promovidas pelo Governo Federal e também pelo GDF, envolvendo política, estratégia e execução. “O foco é mostrar o trabalho desenvolvido pela SEDF, em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do programa Saúde e Prevenção nas Escolas”, explica.
A gerente conta que a finalidade do projeto é de visitar, acompanhar e monitorar o que acontece nas instituições educacionais da rede pública. “Tivemos resultados expressivos, sobretudo por meio do Saúde e Prevenção nas Escolas, um dos eixos do PSE, com a implementação de medidas que buscam discutir a sexualidade entre os jovens”, afirma Nádia Macedo.
As duas delegações conheceram a visão geral da política de prevenção adotada pelo Brasil sobre o HIV/SIDA e também trocaram experiências de como o assunto é tratado na Tanzânia e Zâmbia. Além disso, houve uma discussão com os membros do Grupo de Trabalho Federal da Saúde e Prevenção nas Escolas (Programa do Ministério da Educação, Ministério da Saúde, UNESCO, UNFPA e UNICEF), apresentações das atividades no Distrito Federal e experiências escolares.
Na terça-feira (7), os gestores visitaram o Centro de Ensino Médio Elefante Branco, que participa das atividades do SPE. Na manhã de hoje, eles foram ao Centro de Ensino Fundamental 10 de Taguatinga; e à tarde, irão ao Centro Educacional 06 da mesma cidade. Na quinta-feira (9), a delegação africana participou do encontro de formação de professores e profissionais de saúde do SPE, no auditório do Hemocentro de Brasília.

http://africas.com.br/site/index.php/archives/12135?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+com%2FZLVz+%28AFRICAS.com.br%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário