quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RJ – Ação social leva cidadania a quilombo

Por racismoambiental, 27/09/2011 10:58
 
 
 
DPU – O último sábado (24) foi um dia especial para os moradores do Quilombo Alto da Serra do Mar, localizado no distrito de Lídice, em Rio Claro. Pela primeira vez em sua história uma instituição de ensino superior, o Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, esteve presente levando não só noções de cidadania, mas também prestando uma série de serviços que iam desde aconselhamento jurídico, passando por exames de saúde e chegando a recreação infantil. Tratava-se da II Caravana da Cidadania.
A iniciativa, idealizada pelo Escritório da Cidadania do UniFOA, através do professor Dario Aragão, em parceria com Defensoria Pública Federal, do governo do estado do Rio e da prefeitura de Rio Claro contou com a presença de alunos e professores de diversos cursos do UniFOA.
Para um dos organizadores do evento, o professor do UniFOA, Otávio Barreiros Mithidieri, o projeto possibilita abrir um leque no trabalho social, mostrando a importância dos cursos. Já o defensor público federal José Roberto Tambasco, um dos idealizadores do projeto, apontou que o projeto não só visa atender a comunidade quilombola, mas também “multiplica a força da instituição com a comunidade carente”.
Uma das pessoas atendidas no projeto foi a quilombola Ilda Leite, 34 anos, filha do fundador do quilombo e irmã do atual. Ela, que vive com sua família composta por oito filhos, dez irmãos e os pais, se sustenta com a venda do que produz na sua horta e dos derivados do leite que vende em feiras. “Hoje somos reconhecidos”, disse.


Diário do Vale (RJ)

http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6022:acao-social-leva-cidadania-a-quilombo&catid=34:noticias&Itemid=223

Nenhum comentário:

Postar um comentário