terça-feira, 16 de agosto de 2011

MS: Quilombolas de Jaraguari recebem obras do PAC FUNASA

Por racismoambiental, 16/08/2011 09:10
 
 
reservatórios metálicos elevados


A Comunidade Negra Rural Quilombola de Furnas do Dionísio localizada no município de Jaraguari, a 45 quilômetros da Capital, recebeu recursos da primeira etapa do PAC FUNASA para implantar Sistema de Abastecimento de Água (SAA). As 95 famílias cadastradas pela Associação Comunitária vivem nesta região desde 1890, quando surgiu o povoado.
A obra executada em parceria com o município já está em fase de conclusão, é composta por quatro reservatórios metálicos elevados, ampliação de rede de distribuição e ligações domiciliares.
De acordo com o superintendente Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, a expectativa é de que o sistema de abastecimento de água esteja em funcionamento para todas as famílias de Furnas do Dionísio em 90 dias. “Já fizemos a instalação das quatro caixas d´água, furamos poços e implantamos a canalização para que a água chegue às 95 residências cadastradas da Comunidade. Duas caixas d’água já estão funcionando, garantindo o benefício para mais da metade das famílias que vivem em Furnas do Dionísio e se sustentam através da agricultura de subsistência”, disse Britto.
Uma das famílias beneficiadas com água tratada e encanada é a do senhor Jovenil Carlos da Silva, dona Maria e os sete filhos, todos nascidos e criados na Comunidade. Aos 63 anos além de plantar cana-de-açúcar para fazer rapadura e vender na cidade, ele cuida da manutenção do poço e da bomba d’água implantadas pelo PAC Funasa, responsável por abastecer 28 casas vizinhas. “Minha mãe nasceu aqui, eu, minha esposa e meus filhos. Ter água encanada é um sonho antigo que virou verdade e facilita muito nossa vida”, ressaltou o morador.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=197349

Nenhum comentário:

Postar um comentário