domingo, 28 de agosto de 2011

CONVITE




Associação de Moradores Quilombo Frechal
C.G.C. 12.140.323/001-60 – Fundada em 22/09/85-MA



CONVITE ESPECIAL

Convidamos você para participar conosco do Festejo de São Benedito que será também comemorado o aniversario de Fundação da Associação de Moradores completando 26 anos e os 220 anos de Resistência Negra, que será realizado nos dias 22 á 26 de setembro de 2011.

    Axé quilombola

Á DIRETORIA

Reserva Extrativista Quilombo Frechal (Criada pelo Decreto Federal nº 536, de 20/05/92)-Mirinzal-MA





Associação de Moradores Quilombo Frechal
C.G.C. 12.140.323/001-60 – Fundada em 22/09/85-Mirinzal-MA

CARTA DE APRESENTAÇÃO

O povoado frehal, reconhecido como quilombo e reserva extrativista (criada pelo decreto federal de nº 536, de 20/05/92) localiza-se no municipio de Mirinzal, no estado do Maranhão tem uma área calculada em 9.823,64 há (nove mil oitocentos e vinte e três hectares e sessenta e quatro ares), na região microeconômica da Baixada Ocidental Maranhense.  No povoado de frehal residem aproximadamente 100 famílias, descendentes de negros, escravos africanos, que segundo a pesquisa realizada pelo PVN são oriundos das etnias : Mandica, Benguela, Mina, Cabinda, angola e Congo. vale ressaltar que a reserva é composta por 03 comunidades (frecchal rumo e deserto) somando um  total de mais de 400 famílias. Outro aspecto relevante é que a área serve de fonte de trabalho também para os lavradores que residem fora da reserva, sendo que todos deverão obedecer ao Plano de Uso da mesma.
A região é cortada por rios, córregos, riachos, lagos e campos no "inverno", fornecendo varias espécies de peixes que servem como alimento básico dos moradores. A região é muito rica também em juçaras, buritizais e babaçuais que além de servir de alimento, servem de matéria prima para a construção de casas e confecção de artesanato.
Esses recursos vêm sendo utilizados pelos moradores de forma sustentável, o que difere da época em que o pretenso proprietário administrava, onde as marcas da destruição são visíveis até hoje.
O processo de construção da identidade étnica da comunidade de frechal deve ser considerado como diferencial para o desenvolvimento da mesma, tendo em vista que mesmo a área tendo sido reconhecida juridicamente como Reserva Extrativista, o eixo mobilizador foi e tem sido a questão racial, com isso não estamos querendo dizer que uma está dissociada da outra e sim reafirmar a necessidade de se levar em consideração que para se trabalhar o desenvolvimento local de forma sustentável é necessário adotarmos processos que tenham como base os princípios do bem estar econômico, da equidade social, da sustentabilidade ambiental, da democracia participativa, do respeito á diversidade cultural e á liberdade espiritual.
Na regularização e posse das terras de frechal pelos quilombolas, além dos recursos naturais e culturais existentes, está incluído também algumas construções, no entanto a de maior estrutura é um casarão construído por volta de 1792.




O referido casarão é composto de aproximadamente 12 cômodos na parte térrea e 17 cômodos na parte superior somando um total de 29 cômodos. Ao tomar posse de área a comunidade passou a utilizar o casarão como espaço para reuniões hospedagem dos visitantes, realização de cursos e seminários, lelecentro GESAC, Radio Comunitária Quilombola FM biblioteca comunitária, posto de saúde etc. sendo que devido ao tamanho da estrutura é necessário se criar condições de manutenção e funcionamento.
No entanto apesar da criação da reserva e de alguns avanços os moradores tem sofrido com ausência de politicas governamentais voltadas para o desenvolvimento da mesma, de forma mais sistemática, considerando que a área citada apresentada um enorme potencial turístico, ecológico e agrícola. Essa fala de políticas vem acarretando na falta de alternativas de sobrevivência para os moradores locais, e têm trazido á tona inúmeras conseqüências como a saída de um grande número de jovens principalmente de mulheres para as grandes cidades como São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina numa média de a cada 5 famílias 3 tem filhos(as) nessas cidades.













Reserva Extrativista Quilombo Frechal (Criada pelo Decreto Federal nº 536, de 20/05/92)-Mirinzal-MA








Associação de Moradores Quilombo Frechal
C.G.C. 12.140.323/001-60 – Fundada em 22/09/85-Mirinzal-MA



FESTEJO TRADICIONAL

Os festejos na Comunidade de Frechal tiveram início desde 1985.
É festejado São Benedito, o aniversario de Fundação da associação de moradores e os 220 anos de resistência Negra.
O festejo, em geral, é realizado durante cinco dias consecutivos, tendo como marco principal o resgate das manifestações culturais da Comunidade quilombo do Frechal e das adjacentes, no município de Mirinzal-MA. Durante este período todas as Comunidades são convidadas a apresentarem suas atividades culturais, promovendo assim, um grande encontro de manifestações culturais.
A comunidade inicialmente era a única responsável por todo o festejo, incluindo sua organização estrutural e financeira, divulgação, convites, transporte das Comunidades vizinhas mais distantes, alimentação de todos e todos os convidados envolvidos em todo o processo e hospedagem que é facilitada em virtude da comunidade dispor do amplo prédio de valor histórico, que o centro cultural.
Atualmente, devido à grandeza que o festejo alcançou, recebendo pessoas de várias partes do Brasil e do exterior, a comunidade não dispõe da totalidade de recursos financeiros para dar suporte ao festejo e manter suas tradições, que considera de grande importância.
Diante desta necessidade, apresentamos esta proposta que visa realizar uma festa feliz.


Associação de Moradores Quilombo Frechal
C.G.C. 12.140.323/001-60 – Fundada em 22/09/85-Mirinzal-MA

PROGRAMAÇÃO
DIA: 22/09/2011 (5º FEIRA) ás 21:00hs, Tambor de Criôla  em homenagem a São Benedito.
Dia: 23/09/2011 (6º FEIRA) ás 16:00hs, Missa Afro ás 22:00hs, Seresta  com o grupo Tony Nono e banda e Valterlan Cardoso e banda.
Dia: 24/09/2011 (SÁBADO).
Ás 08:00hs Culto Afro e corte do Bolo de Aniversario da Associação e 220 anos de Resistência Negra com  Apresentação da Dança do Congo.
Ás 14:00hs: Torneio de Futsal
 16:00hs- Atividades Infantis em homenagem a Magno Cruz e Ivan Rodrigues.
18:00hs: Apresentação Cultural.
20:00hs: Festa dançante com Variedades de Ritmos.
Dia: 25/09/2011 (DOMINGO)
Ás 12:00hs: Domingueira
Dia: 26/09/2011 (SEGUNDA)
Ás 10:00hs: Lava Quilombola

SONORIZAÇÃO
Hollywood Twister e Ginga Estrela do Som

Reserva Extrativista Quilombo Frechal (Criada pelo Decreto Federal nº 536, de 20/05/92)-Mirinzal-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário