domingo, 28 de agosto de 2011

Congresso AfroBrasileiro quer difundir o Hino à Negritude

Data: 24/08/2011
Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial também recomenda difusão e implementação do hino, que já é oficial em mais de 300 cidades de 10 estados
O Hino à Negritude foi ponto de pauta da audiência do presidente do Congresso Nacional AfroBrasileiro (CNAB), Eduardo de Oliveira, com a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, na manhã de hoje (24). O pleito é pela divulgação e implementação da música em eventos ou sessões sobre a temática racial, considerando sua oficialização em mais de 300 cidades de 10 estados brasileiros.

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) também indica à Seppir o apoio, a divulgação e implementação do hino nos eventos e sessões que tenham como tema a questão racial. A solicitação, retirada da 30ª reunião ordinária do CNPIR, foi feita através da Recomendação n° 002, de 14 de junho de 2011. O documento aponta ainda a necessidade de interlocução junto aos demais órgãos do governo federal no sentido de garantir o cumprimento do pleito.

A justificativa da Recomendação remete ao que está proposto nas conferências, no Estatuto e no Plano Nacional da Igualdade Racial, no que concerne às formas de manifestações coletivas da população negra, superação e prevenção do racismo e ao fomento das manifestações culturais dos diversos grupos étnico-raciais brasileiros. O documento faz alusão também ao Projeto de Lei 2445/07, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT-SP), aprovado na Câmara dos Deputados. Atualmente em tramitação no Senado Federal, o PLC N° 300/09 propõe a oficialização do Hino à Negritude em todo o território nacional.

O Hino à Negritude é de autoria do professor Eduardo de Oliveira que, aos 84 anos, continua incansável na luta pela promoção da igualdade racial, inclusive como membro do CNPIR. Entre as muitas evidências da importância da divulgação do hino que traz em sua pasta, ele exibe a carta do Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King, que lhe fora enviada em janeiro de 1968. “É sempre inspirador saber que temos amigos que entendem nosso problema e que compartilham nossas preocupações. A profundidade de sentimentos expressa neste volume de poemas é indicativo de sua verdadeira inquietação pela justiça racial no mundo”, escreveu Luther King.

Congresso da Mulher
O CNAB é co-organizador do Congresso Nacional da Federação das Mulheres de São Paulo, previsto para acontecer em novembro deste ano, após as plenárias regionais. Segundo a secretária da Mulher da entidade, Cleide Almeida, que participou da audiência com a ministra, o evento será preparatório do Congresso da Federação Internacional das Mulheres, que deverá ocorrer em abril de 2012.

Hino à Negritude

I
Sob o céu cor de anil das Américas
Hoje se ergue um soberbo perfil.
E u’a imagem de luz
Que, em verdade, traduz
A história do Negro no Brasil.
Este povo, em passadas intrépidas,
Entre os povos valentes se impôs.
Com a fúria dos leões
Rebentando grilhões
Aos tiranos se contrapôs.
Estribilho
Ergue a tocha no alto da glória
Quem herói, nos combates, se fez
Pois, que as páginas da história,
São galardões aos negros de altivez.
II
Levantado no topo dos séculos,
Mil batalhas febris sustentou,
Este povo imortal
Que não encontra rival,
Na trilha que o amor lhe destinou.
Belo e forte, na tez cor de ébano
Só lutando se sente feliz.
Brasileiro de escol
Luta de sol a sol
Para o bem de nosso País.
III
Dos Palmares, os feitos históricos
São exemplos da eterna lição
Que, no solo tupi,
Nos legara Zumbi,
Sonhando com a liberação.
Sendo filhos, também da mãe África,
Aruanda dos Deuses da Paz.
No Brasil, este AXÉ
Que nos mantém de pé
Vem da força dos Orixás.
IV
Que saibamos guardar estes símbolos
De um passado de heróico labor.
Todos numa só voz,
Bradam nossos avós:
Viver é lutar com destemor.
Para frente marchamos impávidos
Que a vitória nos há de sorrir.
Eia, pois, cidadãos
Somos todos irmãos
Conquistando o melhor porvir.


Coordenação de Comunicação SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário