segunda-feira, 7 de novembro de 2011

8º FESTIVAL DO BEIJU NO SAPE DO NORTE - ESPÍRITO SANTO

CONVITE
Vimos convidá-los (as), para participar do 8º Festival do Beiju, a realizar-se nos dias 18 a 20 de novembro de 2011, no Quilombo Linharinho em Conceição da Barra/ES.
 O Festival do Beiju já é tradição no Espírito Santo realizado no território do Sapê do Norte, formado pelos municípios de São Mateus e Conceição da Barra  Norte do Espírito Santo. A realização do festival do Beiju é momento de encontro e confraternização, espaço que os quilombolas que lutam pela Titulação e demarcação do Território, realizam várias atividades: organizam debates, confeccionam documentos de reivindicações, oferecem apresentações culturais, oficinas culturais, exposições com base no comércio justo e solidário dos produtos de referência da luta e resistência quilombola.
Como tradição e cultura das Comunidades Quilombolas, a mandioca e seus derivados têm valor expressivo e, no Festival do Beiju é o momento  das Comunidades se reunirem  para apresentar os alimentos de subsistência dos Quilombos como: farinha, beiju, bolos, doces, biscoito de polvilho,  tudo cultivado pelos quilombolas nas pequenas áreas que ainda lhes restam. O Festival do Beiju nasceu da idéia de criar um momento próprio dos quilombolas, de integração e formação política e, se tornou ao longo de suas realizações referência das comunidades quilombolas do Sapê do Norte/ES, no Brasil e nos países que apóiam a luta quilombola.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do Festival do Beiju- 2011.
Comissão das Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte/ES
Associação dos Produtores Pró Desenvolvimento Linharinho.
Coordenação Estadual Quilombola- Zacimba Gaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário