quinta-feira, 14 de julho de 2011

Brejo dos Crioulos: informe do advogado Élcio Pacheco

Por racismoambiental, 13/07/2011 17:08

“Em visita à comunidade do Brejo dos Crioulos em 06/07/11, no município de  São João da Ponte/MG, reunimos  com cerca de 200 pessoas daquela comunidade [quilombola] relatando os problemas que vêm ocorrendo:
- Disseram que estão com dificuldades de manter os plantios de grãos para seus sustentos, uma vez que não recebem créditos para desenvolverem nem a agricultura de subsistência.
- Relatam que estão confinados em comunidades cercadas por fazendeiros  que os proibem até de circular pela região, coagindo-os com jagunços que ostetam armamento  com intuito de atemorizá-los em plena luz do dia.
- Não existe policiamento na área rural, e quando a policia comparece não encontra  armas e jagunços, porque sempre se esquivam por ser uma área extensa e longe de tudo.
- Os relatos que ouvi de pessoas diferentes  atestam que de fato há  indícios de formação de milícia armada, uma vez que cada fazenda tem seus “seguranças” que andam com veículos que não são da região, à cavalo e motocicletas, fazendo “vigilância” armada.
- Informam  ainda,  mesmo que   cada fazenda tenha seu “segurança”, há um elemento que coordena todos, uma vez que faz a ligação entre os fazendeiros e os “seguranças” contratados.
Pude vivenciar de perto o temor daqueles trabalhadores quanto as ameaças que sofrem!
- Relatam mais: que não acreditam nas autoridades, que só fazem promessas e não dão solução ao problema.
Não há, ao meu ver, segurança, e a qualquer momento poderão, homens e mulheres, morrerem em face  do conflito nesta região.
Sabemos que aqueles que estão em gabinetes  de Brasília não sentem e nem sentirão na pele o medo e a frustração dos quilombolas, que  em mais um capítulo da história sentem os reflexos da escravidão, agora tolhidos em sua liberdade por ameaça e violência!


Elcio Pacheco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário