terça-feira, 4 de junho de 2013

MG – Ameças em Brejo dos Crioulos


Por , 04/06/2013 16:04

QuadroQuilombolas 
CPT – Norte Minas


Segundo informações de Brejo dos Crioulos, os quilombolas que ocupam a fazenda do prefeito de Varzelândia Felisberto, receberam iminente ameaça de pistoleiros que pretendem invadir o local a tiros. O Zé Pernambuco, secretário de obras da prefeitura, tem pressionado os quilombolas para saírem da referida fazenda,  assim como o secretário de transporte de Varzelândia. O secretário chamou o presidente da Associação José Carlos de Oliveira Neto, para uma reunião do programa Minha Casa Minha Vida, que estavam encaminhando para o Brejo e disse que por causa disso não iria incluir o Brejo dos Crioulos no programa. Outro que está pressionando os quilombolas a sair da Fazenda de Felisberto é um tal de Ronaldo, que não é quilombola e tem uma área dentro do território.
Queremos lembrar que três áreas (Fazenda Vista Alegre, Fazenda Bonanza e Fazenda do Prefeito de Varzelândia Felisberto) se encontram ainda sem ajuizamento do INCRA, com denúncias de pistoleiros e risco de confronto.
É claro que a demora do INCRA em ajuizar essas áreas é o que faz o conflito se acirrar. Vai se completar dois anos que o território foi desapropriado, após 13 anos de luta. Em 2007 após tiroteio na Fazenda Vista Alegre dois quilombolas foram feridos por carabina, posteriormente o irmão de Ticão foi assassinado e posteriormente o Coquinho foi esfaqueado por pistoleiro e ninguém foi preso. Já o ano passado com a morte de um pistoleiro, 4 quilombolas foram  e estão presos.
JUSTIÇA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. Uma para punir os pobres e outra para deixar na impunidade os ricos.
Solicitamos urgentemente medidas de proteção e urgentíssimas medidas para a titulação do território para os quilombolas. O resto são medidas paliativas ou compensatórias que não resolvem o conflito.
Pela demora do executivo em desintrusar os fazendeiros do território Brejo dos Crioulos, já desapropriado desde 29 de setembro de 2011, os quilombolas de Brejo dos Crioulos, em torno de 250 famílias, ocuparam na semana passada a última  fazenda de Raul Ardito Lerário e nesta madrugada ocuparam a Fazenda de João Gonçalves. Ambas fazendas situam-se dentro do território de Brejo dos Crioulos.

Nove grandes proprietários detêm em torno de 77% da área do território, sendo eles:
1 – Raul Ardito Lerário                       –  ocupada pelos quilombolas;
2 – Miguel Véo Filho                          -  ocupada pelos quilombolas;
3 – João Gonçalves Godinho             –  ocupada pelos quilombolas;
4 – Fazenda de José Maria                 –  ocupada pelos quilombolas;
5 – Fazenda de Névio                         –  ocupada pelos quilombolas;
6 – Fazenda de Moacir Rodrigues     –  ocupada pelos quilombolas;
7 – Fazenda Morro Prêto                   –  ocupada pelos quilombolas;
8 – Fazenda Felisberto                        - ocupada – do prefeito de Varzelândia
9 – Fazenda Vista Alegre de Albino   –  não ocupada;
10 – Fazenda Bonanza de Godinho   –  não ocupada.

Quase dois anos após a assinatura do decreto  os quilombolas ainda não obtiveram a desintrusão dos proprietários da área e sua titulação. Só estão conseguindo a posse do território mediante as ocupações. Isso demonstra e prova que as ocupações só ocorrem pela Não Ação do Executivo.
São treze anos de luta e infelizmente os conflitos ocorridos no Brejo tem seu maior responsável: o governo federal.
As ocupações pelo visto continuarão, já que o INCRA sucateado e com sua morosidade levará tempo para efetivar o decreto já assinado.
Esperamos que violências várias, já ocorridas e denunciadas, não venham a se repetir e caso ocorram terá como maior responsável o governo federal.
Enviada por Paulo Roberto Facccion, da Comissão Pastoral da Terra Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário